Condenado a mais de 55 anos de prisão por assaltos a bancos e carros fortes, o assaltante Cláudio Adriano Ribeiro, conhecido como Papagaio, conquistou a progressão para o regime semiaberto. O criminoso tem direito ao benefício pois cumpriu um sexto da pena e possui histórico de bom comportamento carcerário.
A decisão da Vara de Execuções Criminais considerou o parecer favorável do Ministério Público. O MP cita que desde o dia 9 de setembro o assaltante possuía o direito de progredir de regime. Além do bom comportamento, foi considerada uma avaliação psicossocial que não contraindica a progressão da pena.
Também foram descontados 922 dias da pena por atividades realizadas dentro da prisão, como a leitura de livros. Com isso, o total da pena reduziu para 53 anos e 1 mês.
Papagaio estava preso na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) desde dezembro de 2011, quando foi recapturado após fugir do semiaberto. A data fim da pena seria em 26 de maio de 2050.
Papagaio ficou conhecido por ser o primeiro preso a fugir da Pasc, no ano de 1999. Desde então, escapou três vezes do semiaberto após progredir de regime.
Histórico do Papagaio
1999 - Fugiu da Pasc
2000 - Preso novamente no regime fechado
2004 - Foi para o semiaberto por decisão judicial
2005 - Retornou para o fechado
2006 - Progrediu para o semiaberto em junho, fugiu em agosto e foi recapturado em novembro
Setembro de 2007 - Voltou para o regime fechado por decisão judicial, mas progrediu novamente para o semiaberto
Outubro de 2007 - Fugiu do semiaberto e foi recapturado dias depois e retornou para o fechado
2010 - Voltou para o semiaberto e fugiu no mês de abril. Foi recapturado no dia 24 de dezembro e permaneceu preso desde então