Na semana em que Porto Alegre ganhou 398 novos PMs o reforço de contingente já se fez perceptível. Zero Hora peregrinou durante três horas pelas principais avenidas da Capital e constatou que o patrulhamento por parte da Brigada Militar está mais visível, especialmente em pontos de grande movimentação de pessoas. Na periferia, durante o dia, poucas viaturas foram avistadas, talvez porque nessas regiões os crimes graves aconteçam mais à noite. Em 22 quilômetros percorridos na Zona Norte, nenhum PM foi avistado.
A promessa de reforço nas patrulhas foi feita pelo governo estadual na sexta-feira, dia em que se concretizou uma das mais importantes ações contra o crime organizado já feitas pelas autoridades gaúchas: a remoção de 27 líderes de facções criminais para outros Estados. Eles cumprem pena por ordenar assassinatos, decapitações, ataques a bancos e sequestros, em ordens enviadas de dentro dos presídios aos seus comandados que agem nas ruas.
Com temor de represálias das quatro grandes facções atingidas pelas transferências de seus líderes, as autoridades anunciaram um reforço na segurança da Capital. Que já é perceptível. Para isso contribuiu a chegada de 398 policiais formados em 21 de julho, que começaram o patrulhamento já no dia 24. Um edital de novo concurso voltado à segurança pública deve ser lançado nos próximos 45 dias. A promessa do governo é que sejam abertas mais 4,3 mil vagas para a Brigada Militar, e a expectativa da corporação é de que até o fim do primeiro semestre de 2018 esse contingente passe a atuar e ajude a diminuir o déficit de aproximadamente 50% de efetivo (o previsto é 37 mil policiais).
Confira aqui como estava o patrulhamento entre a manhã e tarde de sábado:
CENTRO
Entre 11h30min e 11h45min, ZH encontrou duas viaturas do 9º Batalhão de Polícia Militar em patrulha na Rua Borges de Medeiros (próximo à Sete de Setembro), um soldado na esquina da Borges com a Rua da Praia e dois PMs a cavalo na Avenida Julio de Castilhos, em frente ao Mercado Público. Muito mais que num dia comum.
– É o ponto de maior circulação de pessoas nas manhãs de sábado, natural que esteja mais policiado – comenta o subcomandante da BM, coronel Mario Ikeda. Na Rua Fernando Machado também estavam estacionadas quatro viaturas, junto à sede de uma companhia da BM.
VILA CRUZEIRO
Entre 10h e 10h15min, ZH encontrou duas viaturas na Avenida Tronco (num posto fixo), com oito policiais fortemente armados, prontos para iniciar patrulhamento. Em direção ao Morro Santa Tereza cruzou com três outras viaturas, patrulhando vielas e becos. Todas vinculadas ao Batalhão de Operações Especiais (BOE).
ZONA SUL E EXTREMO SUL
Não foram vistas viaturas patrulhando os bairros Tristeza, Ipanema, Aberta dos Morros e Restinga. ZH percorreu durante uma hora esses locais, sem encontrar PMs.
LOMBA DO PINHEIRO
ZH encontrou uma viatura da BM no entroncamento das avenidas Bento Gonçalves e João de Oliveira Remião, na Lomba do Pinheiro, às 11h12min.
AVENIDA IPIRANGA
Duas viaturas do 1º BPM foram vistas patrulhando a Avenida Ipiranga, uma das principais da Capital, entre 11h15min e 11h30min.
ZONA NORTE
Entre 13h41min e 14h40, a reportagem passou pelas avenidas Antônio de Carvalho, Protásio Alves, Manoel Elias, Adelino Silveira Jardim e Rua Wolfram Metzler (bairro Rubem Berta). Nenhuma viatura da BM foi avistada.