A decisão sobre a área que receberá uma penitenciária federal no Rio Grande do Sul deve sair até segunda-feira, com três municípios despontando na disputa, de acordo com a expectativa da Secretaria da Segurança Pública (SSP): Charqueadas, Arroio dos Ratos e Viamão.
A cidade da Grande Porto Alegre e as duas da Região Carbonífera foram visitadas recentemente pelos técnicos do Departamento Penitenciário (Depen) do Ministério da Justiça, que deverão estar na Capital na segunda-feira, com a decisão.
Leia mais:
Para especialistas, construção de um presídio terá "impacto zero"
A prisão que os bandidos temem
As três possibilidades representam uma nova reviravolta no caso. Desde que o governo federal decidiu instalar a prisão de segurança máxima no Estado, em janeiro, já houve disputas e recusas de prefeituras e comunidades.
Em um primeiro momento, 23 cidades mostraram interesse em receber a penitenciária, de olho em empregos que deverão ser gerados durante e depois das obras, e num possível incremento da economia com os investimentos necessários para a instalação da cadeia.
Charqueadas chegou a ser anunciada pela SSP, em março. No entanto, em visita à área oferecida, os técnicos do Depen recusaram o local.
Em 17 de maio, o Ministério da Justiça publicou no Diário Oficial da União uma ordem de serviço estabelecendo o início dos estudos em uma área de Eldorado do Sul. Porém, houve pressão da comunidade local, e o governo federal acabou recuando.
Cresce novamente a expectativa, com Charqueadas retornando ao páreo, e Viamão e Arroio dos Ratos engrossando a disputa.