Uma perseguição policial, com troca de tiros, acabou em tragédia na tarde desta sábado em Gravataí. A professora Maria Francisca Porto Elias, 46 anos, que estava no banco de trás de um carro com o marido e o genro na RS-020, na altura do bairro Morada do Vale II, acabou atingida por uma bala perdida na cabeça, ainda foi socorrida, mas não resistiu ao ferimento.
Era por volta de 14h30min quando policiais militares de Gravataí foram alertados para uma execução que acabara de acontecer no bairro Itacolomi, na mesma rodovia. Homens em um Gol branco haviam matado a tiros Leonardo Alves Santos, 25 anos, ao surpreendê-lo quando estava na RS-020 com uma moto.
Leia mais:
Dois homens são mortos em confronto com a polícia na zona leste de Porto Alegre
Supermercado no centro de Porto Alegre é assaltado neste sábado
Ao se deslocarem até o local do crime, a viatura da Brigada Militar acabou cruzando com o veículo suspeitos e iniciou a perseguição. De acordo com a BM, os criminosos teriam atirado contra os policiais, que revidaram. A dinâmica do tiroteio, no entanto, ainda será investigada pela Delegacia de Homicídios de Gravataí.
Por fim, os três acabaram presos e uma pistola 9mm foi apreendida. Os suspeitos, assim como Leonardo, eram moradores de Porto Alegre. A hipótese apurada pela polícia é de que a execução teria relação com o tráfico de drogas.
Leia mais:
"A tia Chica era patrimônio da nossa escolinha", diz colega sobre professora morta em Gravataí
Como há a suspeita é de que a professora tenha sido atingida em meio ao fogo cruzado da perseguição, a Polícia Civil recolheu, além da pistola apreendida com os criminosos, as armas dos policiais militares envolvidos na ação. Todas elas serão submetidas ao confronto balístico. Ainda não se sabe de quem partiu o disparo fatal, que só chegou ao conhecimento da polícia minutos depois, quando Maria Francisca deu entrada no Hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha.
Maria Francisca, conhecida como Tia Chica, era professora em uma escola municipal de educação infantil de Gravataí há 26 anos.