A Polícia Civil inaugurou nesta quinta-feira (17) a primeira delegacia de repressão ao crime de lavagem de dinheiro. Durante a cerimônia, o secretário da Segurança Cezar Schirmer anunciou que o governador José Ivo Sartori vai publicar um decreto nos próximos dias autorizando o uso de recursos apreendidos pela atividade policial.
"Provavelmente semana que vem vamos editar um decreto e o resultado financeiro do crime vai ser revertido para a Secretaria de Segurança para o combate ao crime", explica. A pasta trabalha para conseguir o uso de todos os bens apreendidos, como carros, armas e até mesmo prédios oriundos de atividades criminosas.
Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro
A estrutura vai investigar as atividades financeiras das quadrilhas, principalmente do tráfico de drogas e também de roubo de veículos. O trabalho será comandado pelo delegado Marcio Moreno.
A Polícia Civil já vinha realizando ações contra a lavagem de dinheiro e atacando as finanças das quadrilhas de tráfico de drogas.
No ano passado, por exemplo, a operação Laranja Mecânica apreendeu mais de R$ 4 milhões em bens da quadrilha do traficante Xandi, que atuava na região da Princesa Isabel.