Um soldado do Exército Brasileiro foi morto na noite de domingo (2) no Acesso Ceres Norte, no bairro Passo das Pedras, na zona norte de Porto Alegre. A vítima foi identificada como Leonardo Lucas de Oliveira, de 20 anos, que não tinha nenhum antecedente criminal.
Testemunhas relataram ao Departamento de Homicídios que homens ligados a uma facção do tráfico de drogas passaram com um carro atirando pela região. Uma casa e dois carros ficaram marcados pelos disparos - inclusive o Monza em que o militar estava. Ele foi encontrado caído entre a parede e o carro. Ao menos cinco disparos de pistola 9 milímetros o atingiram.
O corpo do soldado foi encontrado sem a carteira, documentos e sapatos. O delegado Rodrigo Pohlmann Garcia, que atendeu a ocorrência, diz que as investigações apuraram até o momento duas hipóteses para o assassinato: que o militar foi confundido com um traficante rival ou que tenha sido vítima de assalto.
Nenhuma arma foi encontrada com o militar e a análise preliminar de local indica que ele não atirou contra os executores.
A Brigada Militar fez buscas na região, mas ninguém foi preso até as 9h55 desta segunda.