A juiz da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre Sonáli da Cruz Zluhan interditou na terça-feira a Penitenciária Estadual de Charqueadas. Com a decisão, fica proibida a entrada de novos presos no local. Diferente de 2012, quando a interdição permitia a entrada de preso com a saídas de outros, ninguém entra até que as melhorias sejam feitas. A casa prisional está com 671 apenados para uma capacidade de pouco mais de trezentas vagas. As informações são da Rádio Gaúcha.
– Não há colchão para os presos. Muitos deles estão dormindo no chão. Alguns dormem em cima de mantas. Entra água nas celas. O esgoto tem muitos problemas e acaba inundando o pátio – destacou a juíza.
Leia mais
RS atinge número recorde de presos e chega ao contingente de 34 mil detentos
Possível transferência de presos para cadeias no interior do RS gera polêmica
Celulares são apreendidos antes de serem jogados para de presídio
Conforme a magistrada, os presos reclamam ainda da falta de acesso jurídico, social e de remédios. A casa prisional recebe presos que cometem crimes sexuais, travestis e homossexuais. O prazo estipulado pela juíza para melhorias é de dez dias. A Penitenciária Modulada de Charqueadas também está interditada para novos presos.