Pela primeira vez, desde o dia 26 de setembro, Santa Catarina teve uma madrugada sem ataques criminosos. Segundo informações da Polícia Militar, a redução nas ocorrências acontece desde a noite de terça-feira (7) e, nesta quarta (09), não houve registros no estado catarinense. Os dados apontam que foram 98 ataques em menos de 15 dias. Ao todo, 41 ônibus foram incendiados.
A redução nos ataques acontece em função do aumento no número de ações preventivas. Além disso, o governo transferiu para Rondônia 20 presos suspeitos de ordenarem os ataques de dentro de presídios catarinenses.
Desde o início da onda de violência em Santa Catarina, foram presos 52 homens e apreendidos 17 adolescentes, todos suspeitos de comandar e executar as ordens de incêndio a ônibus, e alvejar com armas de fogo a casas de policiais, viaturas e unidades policiais. Um agente penitenciário foi morto por bandidos.
Força Nacional
Os homens da Força Nacional de Segurança Pública, enviados ao estado pelo governo federal na madrugada de sábado (4), começaram a trabalhar nesta quarta-feira em 10 barreiras montados nas divisas e nas fronteiras.
No acerto entre governo estadual e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esses policiais atuarão principalmente na fiscalização de veículos que vêm de outros estados, e até de outros países, para apreender drogas, armas e dinheiro.