Três presos fugiram por volta das 14h30min do Presídio Regional de Passo Fundo. Outros dois foram capturados por policiais militares e agentes da Susepe. Um deles foi pego quando tentava subir no muro que dá acesso à rua e ou outro em cima do muro. Os apenados serraram a grade da janela de uma das celas da galeria C e tiveram acesso ao pátio. A fuga ocorreu quando presos de outra galeria estavam no banho de sol. Os detentos que fugiram e que foram capturados cumpriam pena no regime fechado. Segundo o delegado penitenciário da região José Frighetto, a administração da casa prisional enfrenta muitos problemas com objetos que são jogados de fora para dentro do pátio.
"O presídio está localizado numa área muito populacional, no bairro São Luiz Gonzaga. Sempre fizemos várias apreensões. São apreendidos muitos objetivos, incluindo serras, drogas, etc. São feitas cinco revistas por dia. É um problema sério que enfrentamos", admite o delegado penitenciário.
O Presídio Regional de Passo Fundo tem 618 presos no regime fechado para 390 vagas. No mesmo complexo há 220 apenados do regime semiaberto e aberto para cerca de 160 vagas. De acordo com o delegado regional penitenciário, nenhum dos três presos que estão foragidos são de alta periculosidade. José Frighetto, no entanto, não soube dizer por quais crimes eles cumprem pena. Afirma ainda que a segurança receberá mais atenção, mas pondera.
"Não temos como aumentar a segurança, porque estamos trabalhando no limite. Mas como os servidores que temos, daremos mais atenção", diz Frighetto.
Um Procedimento Administrativo Disciplinar foi aberto para a fuga dos presos do Presídio Regional de Passo Fundo.