Em vídeo divulgado na noite de sábado, o tenente-coronel Cláudio Costa, porta-voz da Polícia Militar do Rio de Janeiro, anunciou que a ocupação de seis favelas será mantida por tempo indeterminado. Policiais ocupam desde a noite de sexta-feira o Parque União e a Nova Holanda, no Complexo do Maré, os morros do Chapadão, em Costa Barros, do Juramento e Juramentinho, em Vicente de Carvalho, e a favela Para-Pedro, no Colégio.
- Estamos ocupando por tempo indeterminado algumas áreas que estão dominadas por uma determinada facção criminosa que vem atacando as unidades de polícia pacificadora - afirmou.
Costa destaca ainda que o projeto das Unidades de Polícia Pacificadora segue para reforçar a segurança e combater o crime na cidade.
- Nosso projeto de pacificação não recua um milímetro sequer. Vamos continuar avançando - reforçou.
De acordo com O Globo, a ocupação prepara a cidade para a chegada da Força Nacional e das Forças Armadas, que deve ocorrer nos próximos dias. Em reunião na próxima segunda-feira, serão definidas as estratégias de apoio das tropas nacionais.
Na manhã deste sábado, a operação apreendeu sete quilos de maconha, três de cocaína, um fuzil AK 47, dois carregadores de pistola .40 e uma granada. Um homem também foi preso no Morro do Chapadão durante a ação.