Agentes da 20ª Delegacia da Polícia Civil (20ª DP) de Porto Alegre prenderam em flagrante o golpista carioca Querubim Pupo Souza Filho, 46 anos, especialista em clonar cartões bancários em outros Estados utilizando equipamentos conhecido como "chupa-cabra".
Querubim foi capturado por volta das 17h de domingo na sala de atendimento da agência do Citibank na Avenida Carlos Gomes, no bairro Boa Vista.
Naquele momento, o golpista retornava ao banco para retirar o mecanismo de clonagem, conectado a um terminal de saques no final da manhã para capturar senhas de correntistas.
-Recebemos a informação de que alguém de fora viria a Porto Alegre para clonar cartões bancários na zona Sul. Logo depois, soubemos que ele (golpista) já tinha deixado o equipamento no Citibank, por volta das 11h -afirmou o delegado Luis Fernando Martins de Oliveira, da 20ª DP.
Além do equipamento, foram apreendidos com Querubim um aparelho GPS com a localização de agências em Porto Alegre dos bancos Bradesco, Caixa Federal, HSBC e Banco do Brasil, possivelmente locais em que Querubim iria aplicar golpes. Ele também carregava a chave de um Celta, alugado em Santa Catarina, e a chave de uma pousada de Florianópolis.
Conforme o delegado, Querubim vive em Copacabana, na zona sul do Rio, e costuma viajar para aplicar golpes. Ele já teria feito vítimas no Rio, São Paulo e Goiás. Querubim evitou falar aos policiais. Mas, de posse da chave da pousada, agentes da 20ª DP foram no domingo à noite para Florianópolis e encontraram no apartamento dele uma mala com mais equipamentos para clonagem.
Querubim foi autuado em flagrante por furto qualificado mediante fraude e por crime de interceptação de dados telemáticos sem autorização judicial.
Delegado relata como Querubim fazia seus golpes a cartões bancários: