Um ataque a uma agência bancária foi registrado na madrugada desta quinta-feira (5) em Canguçu, no sul do Estado. Segundo a Brigada Militar, um grupo de assaltantes explodiu o Banco do Brasil no centro do município por volta das 3h20min. Antes da ação, os criminosos provocaram um apagão, deixando quase toda a cidade sem energia elétrica.
Na fuga, em dois carros, os bandidos ainda incendiaram um caminhão na BR-392, próximo de uma praça de pedágio, atrapalhando a resposta da polícia. Responsável pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Região Sul (CRPO/Sul), o coronel Carlos Andrade descreveu que os bandidos "tomaram de assalto" o veículo de um caminhoneiro, o atravessaram sobre a pista e colocaram fogo. O motorista não se feriu.
— Por volta das 3h20min, tivemos um registro que não constava em nossas rotinas. Houve um blecaute em parte da cidade. Eles (bandidos) cortaram a luz. Na sequência, houve as duas explosões na agência — explicou o comandante.
A avaliação do oficial é de que a forma de agir dos bandidos impediu uma resposta rápida por parte da BM. O grupo espalhou pelas vias centrais do município pregos retorcidos, conhecidos como miguelitos, furando os pneus de viaturas. O caminhão incendiado na rodovia e o blecaute na cidade também atrapalharam os brigadianos.
— Nossas guarnições tentaram intervir, mas eles usaram miguelitos, furando os pneus, impedindo confronto ou resposta mais rápida — lamentou Andrade.
Ouça a entrevista do coronel à Rádio Gaúcha:
A polícia trabalha com a hipótese de a quadrilha ter fugido para as proximidades de Encruzilhada do Sul ou Santa Maria. Um dos carros seria um Peugeot preto. Segundo a BM, até agora, nenhum bandido foi identificado e ainda não se sabe ao certo o número de participantes na ação.
A perícia irá avaliar se o dinheiro dos caixas eletrônicos e do cofre foram acessados. Ninguém ficou ferido ou foi feito refém nas proximidades do banco. O comandante da BM na região informou que viaturas da BM também foram enviadas para a cidade para "devolver a tranquilidade" aos moradores.
Com cerca de 55 mil habitantes, Canguçu já havia sido alvo de assaltantes no ano passado quando a praça de pedágio foi assaltada. Na ocasião, dois suspeitos acabaram mortos em um tiroteio com policiais.