A guru japonesa da organização e best-seller mundial Marie Kondo defende que o primeiro passo para ordenar a vida é ordenar o lar. Para isso, ela prega um estilo de vida minimalista. “Comece descartando coisas. Em seguida, organize o ambiente inteiro, completamente, de uma só vez. Se você adotar essa estratégia, a desordem nunca mais voltará a se instalar”, escreve no livro A Mágica da Arrumação (Editora Sextante).
A técnica se baseia na filosofia tokimeku – em japonês, “transmitir alegria”. Marie pede que, ao deparar com um objeto dentro de casa, você se pergunte: “Isso me traz alegria”? Se a resposta for positiva, guarde-o em um lugar à vista. Caso contrário, agradeça por tudo e passe-o adiante.
Veja algumas dicas para manter a casa organizada:
1) Esvazie seu guarda-roupa em cima de sua cama e repare na quantidade de itens. Você realmente precisa de tudo? Você usa todas as peças rotineiramente? Doe aquelas que não te deixem alegre.
2) Para Marie Kondo, a arrumação precisa seguir um caminho: roupas, livros, papelada, komono (itens diversos) e objetos de valor sentimental. Estes ficam por último porque você tende a se apegar às lembranças do passado.
3) Dica específica de Marie Kondo: não use roupas velhas para ficar em casa. O argumento da guru é que passamos um tempo considerável dentro do lar. Usar objetos desgastados demonstra que desvalorizamos esse período saudável de solitude.
4) Organize por categoria, não por cômodo. Limpar apenas o quarto pode resultar em mover objetos dali para o escritório. Agora, se você focar em um tipo de item (roupas, livros), precisará amontoá-los em um cômodo, dar-se conta do que é supérfluo e aí fará algo a respeito.
5) Deixe na sala de estar somente o que é da sala. Documentos podem ficar no escritório, medicamentos, por sua vez, no guarda-roupas.
6) Não obrigue seu filho a doar coisas que não usa com tanta frequência. Deixe que ele decida, sem pressão. Não exija organização em excesso — isso pode ser um bloqueador para mais tarde.
7) Agrupe brinquedos por tipos: mantenha todas as bolas juntas, assim como as bonecas, os carrinhos e assim por diante.