O ambiente interfere em nosso pensamento. Além de espaço físico, a bagunça ocupa espaço mental. Essa persistente pulga atrás da orelha contribui para ansiedade, desatenção e até esquecimento.
– Pensamos antes de verbalizar, e essa linguagem não é linear como a verbal: é uma linguagem que traduz nossa própria experiência de mundo, nosso pensamento antes de ser convertido em palavras ou imagens mentais. A estruturação do pensamento, inclusive, tem aspecto quadrimensional, porque inclui as três dimensões do espaço mais o tempo. Se o mundo lá fora tem um grau de desorganização grande, as bases criadas para a formação do pensamento serão também mais desorganizadas – explica Álvaro Machado Dias, professor de neurociências na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretor-geral do Centro de Estudos Avançados em Tomadas de Decisão.
Veja dicas para organizar sua rotina:
1) Faça de uma vez o que é fácil. A tarefa vai levar menos de 90 segundos? Vá com tudo. A sensação de liberdade compensa o incômodo no fundo da mente de ver a cama desarrumada ao chegar em casa no fim do dia.
2) Coloque tarefas em uma lista e risque cada uma quando for completa. Ao colocar as preocupações no papel, você as retira da cabeça. Quando finaliza, fica com sensação de alegria por "ir para a frente".
3) Foque em uma tarefa de cada vez e termine-a em vez de realizar várias ao mesmo tempo. O sentimento de recompensa ao término de cada objetivo dará um gás para continuar.
4) Não trace objetivos absurdos. Quer ganhar mais dinheiro? Fatie o objetivo em porções menores e factíveis: primeiro será preciso fazer um curso para se qualificar, depois trocar de emprego ou pedir uma promoção…
5) Há aplicativos que ajudam a organizar as tarefas do dia a dia. O Stay Focused, por exemplo, bloqueia aplicativos do celular após você ter gastado o tempo pré-definido em um único dia.
6) Se você reclama de falta de tempo, talvez precise delegar tarefas. Muitas vezes, a desorganização pode resultar de acúmulo de responsabilidades por necessidade pessoa de centralização.
7) Escolha uma época do ano para realizar exames médicos. Assim, você concentra tudo em um período e não sente aquela "pulga" atrás da orelha por estar sempre em débito com a saúde.