A menstruação acompanha a mulher desde a puberdade até a idade madura, e é fundamental compreender bem o que acontece no organismo para que se possa ler melhor os sinais emitidos por ele e estar sempre em dia com a saúde.
O que pode desregular o ciclo
- Excesso de atividades físicas
- Estresse ou distúrbios emocionais
- Mudança do anticoncepcional
A cólica
Na menstruação, o endométrio produz a prostaglandina, substância que provoca a contração do útero para liberar o material que não tem mais utilidade. Toda essa movimentação dos músculos uterinos provoca as dores características da cólica.
Tipos
- Cólica primária: não está ligada a nenhuma doença. É apenas uma resposta do corpo.
- Cólica secundária: está ligada a doenças como endometriose e miomas.
Como amenizar
- Calor no local: compressa de água quente pode ajudar.
- Atividade física: manter uma rotina de exercícios é sempre importante.
- Uso de anti-inflamatórios: pode ser indicado mesmo se a mulher usa métodos contraceptivos.
- Anticoncepcional: alguns hormônios podem evitar as dores.
A TPM
A tensão pré-menstrual (TPM) ocorre por causa da grande variação dos níveis de progesterona e estrógeno. Essa alterações afetam os neurotransmissores do corpo e podem provocar dor de cabeça, alteração no ânimo, depressão, inchaço, dor nas mamas e aumento do apetite para certos tipos de comida.
Como aliviar os sintomas
- Atividades físicas: exercícios provocam sensação de alívio e acalmam os ânimos antes e durante a TPM.
- Antidepressivos: devem ser usados somente quando os sintomas emocionais são graves e o quadro não apresenta melhora com outros tratamentos.
- Alimentação regulada: diminuir o consumo de sal, café e álcool pode ajudar. Alimentos ricos em gordura como chocolate também devem ser evitados.
A menopausa
Por volta dos 50 anos, o número de folículos ovarianos diminui e eles não amadurecem mais. Com isso, os ovários deixam de produzir estrógeno e progesterona, e o ciclo menstrual não ocorre mais.