Procedimento cirúrgico é realizado após paciente e especialista avaliarem o tipo e o tamanho do modelo mais adequado, conforme constituição física da pessoa.
Recuperação
Geralmente, a pessoa recebe alta no mesmo dia. Para que os pontos da cirurgia não se rompam, não é indicado realizar esforço físico, levantar os braços ou carregar peso nos primeiros 10 dias após a operação.
Idade
Não há idade mínima ou máxima para realizar o implante. No entanto, é indicado que o procedimento seja feito após a paciente já ter ultrapassado a fase de desenvolvimento mamário, o que geralmente ocorre a partir dos 16 ou 18 anos.
Volume da prótese
Dependerá da avaliação médica e das características físicas da paciente. Próteses desproporcionais ao tamanho da pessoa podem acarretar problemas na coluna, flacidez e estrias.
Além da estética
O procedimento é alternativa para pessoas com doenças graves de mama, em que é feita a retirada das glândulas mamárias e são colocadas próteses de silicone. É também adotado como ação preventiva em situações de histórico familiar de câncer de mama congênito.
Prazo de validade?
Não há período fixo de duração. Recomenda-se realizar exames periódicos para avaliar as condições da prótese. Ao contrário do que se postulava, não há necessidade de troca após 10 anos.
Fontes: Antônio Oliveira, diretor científico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e cirurgião plático do Hospital de Clínicas, e Henrique Suksteris, chefe do serviço de cirurgia plástica do Hospital Ernesto Dornelles.
Participe do +Saúde
Qual assunto você gostaria de ver no +Saúde? Mande sua sugestão para a gente! Escreva para vida@zerohora.com.br e indique qual pergunta você gostaria de ver respondida.