Pouco adianta investir naquele creme caro ou procedimento supertecnológico, se os cuidados básicos com a pele não são seguidos. O primeiro e mais importante todo mundo já sabe de cor (mas nem sempre segue): usar filtro solar. Veja quem são os principais inimigos da pele perfeita.
Sol em excesso
O sol é considerado o inimigo número um da pele. Em excesso, a exposição solar lesiona e provoca manchas. O efeito do sol vai muito além do vermelhão após um dia inteiro na praia.
– Os danos solares são cumulativos. Os problemas dos 50 anos são decorrentes da adolescência – ilustra a dermatologista Gabrielle Adames, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Portanto, o uso diário de filtro solar é indispensável em qualquer época do ano.
Dormir de maquiagem
É durante a noite que a pele se renova: ela descama e elimina as “sobras” pelos poros. A maquiagem bloqueia esses poros, impedindo a oxigenação da pele. Isso pode ressecar e acelerar o envelhecimento a longo prazo.
Consumir muito açúcar
Consumo excessivo de doces e farinhas brancas prejudica a pele por causa da chamada glicação, uma quebra na fibra do colágeno. Apesar de terem açúcar, as frutas contêm fibras, o que retarda a queda dessa substância no sangue. A dica é sempre optar pela fruta inteira, e não pelo suco.
Noites mal dormidas
Uma boa noite de sono é fundamental para o reparo celular, que ocorre somente quando dormimos.
Álcool e cigarro
Essa dobradinha prejudica a saúde da pele e contribui para o acelerar o envelhecimento.