Nem todos os alimentos conseguem ser práticos, gostosos e se encaixar dentro de uma dieta saudável como as barras de cereal. Elas são uma ótima opção para levar na bolsa, deixar no carro ou fazer um lanche leve entre uma refeição e outra. Mesmo com tantos benefícios, é preciso abrir o olho na hora de escolher o produto para não prejudicar a dieta.
Leia também:
Anvisa vai regular alimentos integrais
Entenda os rótulos dos alimentos
Como escolher o melhor iogurte
– Temos uma variedade grande de tipos de barrinhas industrializadas, que têm ingredientes variados como cereais, proteínas, frutas e até sementes, mas a maioria não é saudável devido a ingredientes de qualidade nutricional muito baixa ou desproporcional as nossas necessidades. Exemplo da grande quantidade de açúcar, gorduras trans, conservantes e corantes na composição delas, que em excesso podem trazer vários problemas à saúde – alerta a nutricionista clínica Joice Soares Pereira, acrescentando que muitas das versões comercializadas têm baixíssimo teor de fibras.
Uma saída para fugir das armadilhas das prateleiras dos supermercados é apostar nas versões caseiras. Desta forma, é possível selecionar os ingredientes preferidos e escapar dos aditivos químicos.
– Ter ingredientes naturais faz com que ela seja mais saudável, dê saciedade, tenha um sabor muito mais agradável, além de poder fazer porções de acordo com sua necessidade e fome – salienta Joice.
Em menos de 20 minutos, um coringa contra a fome De passagem por Porto Alegre, a argentina Luana Hervier, coach em nutrição, ensinou uma receita que pode ser feita em menos de 20 minutos e rende porções que duram até uma semana. Ela leva sementes oleaginosas, ricas em gorduras boas, fibras e proteínas vegetais e pode ser usada como uma opção de lanche ou antes e depois da atividade física.
– Todas essas sementes dão muita energia. Você vai ver que precisará comer muito menos do que está acostumado porque é muito mais nutritivo do que as barras de cereais comerciais – garante Luana.E mais: além de uma barrinha deliciosa, mudando a quantidade de alguns ingredientes, a receita vira uma granola nutritiva.