Mais quatro novos casos de zika vírus foram confirmados no Rio Grande do Sul. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, agora, são 25 confirmações. Destes, 18 são importados e sete contraídos no Estado.
Em relação à dengue, foram confirmados 1.078 casos, dos quais 846 são autóctones (contraídos no local). Em 2015, foram 1.063 casos e, desses, 963 com origem no Estado. Apesar da alta incidência, o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, afirma que há uma tendência de redução nos números desde a 12ª semana epidemiológica. Segundo ele, a diminuição não tem relação com as baixas temperaturas:
– Não queria minimizar o trabalho feito pelo Estado e municípios. É importante dizer que isso não está acontecendo por causa do frio. Temos que continuar os cuidados para evitar os criadouros e chegar no verão com uma situação diferente.
Leia mais:
Brasil tem 1.198 casos de microcefalia confirmados
Brasil tem mais de 90 mil supostos casos de zika no primeiro trimestre
Ao todo, o número de municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti chega a 198. Trinta e três desses tiveram casos autóctones de dengue. Já a chikungunya soma 16 casos confirmados, todos importados.