Um ingrediente curinga, que pode ser usado em pratos doces ou salgados, repleto de benefícios para o organismo e amigo de quem precisa controlar o peso. Essas são algumas características da biomassa de banana verde, preparação que resulta do cozimento da polpa da fruta ainda madura.
Descoberta pela paulista Heloisa de Freitas Valle, ex-produtora de banana, a biomassa melhora a imunidade, ajuda a flora intestinal e diminui o risco de diabetes e o colesterol. O alimento é rico em amido resistente, uma fibra solúvel que, quando diluída em água, serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino.
Conheça cinco benefícios e desvantagens de comer sorvete
Veja dicas de trocas de alimentos que beneficiam a saúde
- Hoje, a maior parte da alimentação é industrializada, e isso agride a mucosa intestinal. Essas fibras vão alimentar as bactérias benéficas e promover a renovação celular - explica a nutricionista Letícia Jaques.
A melhora na flora intestinal reflete diretamente na absorção de nutrientes.
- Ir ao banheiro normalmente não é a única indicação de que a função intestinal está em dia. A função do intestino é absorver os nutrientes dos alimentos, e a biomassa de banana verde é uma aliada desse processo - completa Letícia.
Excesso pode causar intoxicação
O amido resistente da biomassa tem esse nome pois resiste à digestão e é fermentado no intestino grosso, onde é utilizado pelas bactérias como alimento. Sua atuação auxilia na redução do colesterol.
Raízes e tubérculos são ricos em nutrientes e podem fazer parte de uma dieta saudável
- É um nutriente importante que aumenta a saciedade - garante a nutricionista Graziela Kollet, acrescentando que esse ponto é fundamental no auxílio da perda de peso.
Outro aspecto positivo dessas fibras, segundo Graziela, é que elas ajudam a evitar os picos de glicemia. Como consequência, previnem o diabetes do tipo 2.
Apesar de tantos benefícios, é recomendado que ela seja consumida com moderação. Letícia indica a ingestão de duas colheres de sopa ao dia.
- Uma quantidade grande pode provocar até intoxicação, sobrecarregando as células intestinais. Em decorrência disso, pode-se ter diarreia - afirma.
Como fazer
- Escolha bananas verdes que não estejam refrigeradas - o amido resistente só é ativado no calor.
- Retire as frutas do cacho sem deixar a polpa exposta
- Mantenha a casca, lave bem e coloque-as em uma panela de pressão com água.
- Quando a pressão iniciar, deixe cozinhar por 10 minutos e desligue o fogo. Aguarde sair a pressão e abra a panela.
- Descasque a fruta, bata a polpa no liquidificador e vá acrescentando água aos poucos até formar um purê. Bata com calma e vá mexendo com uma colher para não danificar o aparelho.
- Coloque o purê em um recipiente de vidro e guarde na geladeira por até uma semana ou no freezer por até quatro meses.
Como usar
A preparação fica parecida com um purê e não tem gosto, o que possibilita seu uso em receitas doces ou salgadas para conferir cremosidade. Pode ser usada em substituição ao creme de leite, por exemplo. Uma colher de sopa de biomassa tem, aproximadamente, 15 calorias.
Por que a banana precisa estar verde?
De acordo com a nutricionista Letícia Jaques, quanto mais verde, mais rica em fibras ela é. Quando amadurece, esse elemento é transformado em açúcar.
Dica
Congele a biomassa em uma forma de gelo e acrescente um cubo no seu suco de preferência.