Esqueça a desculpa do "não consigo fazer duas coisas ao mesmo tempo". Um estudo da Universidade da Florida, nos Estados Unidos, desafia a noção de que ser multitarefa pode prejudicar o desempenho em uma das atividades. Em um levantamento com idosos que completaram tarefas cognitivas enquanto se exercitavam em uma bicicleta ergométrica, os pesquisadores descobriram que a velocidade de ciclismo dos participantes melhorou, sem nenhum prejuízo para o desempenho cognitivo.
Os resultados do estudo - apoiado por um subsídio do Instituto Nacional sobre Envelhecimento - foram publicados esta semana na revista PLOS ONE. A descoberta foi uma surpresa para os investigadores Lori Altmann, professor associado de ciências da fala, linguagem e audição da Faculdade de Saúde Pública e Profissões da Saúde, e Chris Hass, de fisiologia aplicada e cinesiologia na Faculdade de Saúde e Humano Performance.
Veja como exercitar seu cérebro
Multitarefas
Estudo mostra que é possível fazer bem duas coisas ao mesmo tempo
Pesquisa americana testou desempenho de idosos que realizaram tarefas cognitivas enquanto se exercitavam em bicicleta ergométrica