Caracterizada por sintomas de queimação, gosto amargo na boca e, em alguns casos, dor na região do peito, a azia prejudica a qualidade de vida de pessoas que apresentam esse desconforto com frequência.
Sintomas atípicos como suor excessivo e azia podem indicar infarto
A médica nutróloga Alice Amaral explica que o refluxo de ácido gástrico - responsável pela digestão dos alimentos - causa irritação no esôfago, órgão que não possui a mesma proteção do estômago.
- O refluxo pode ser causado por uma deficiência no funcionamento do esfíncter esofágico, uma válvula localizada no final do esôfago, que tem como função se abrir para a passagem dos alimentos e se fechar imediatamente após - completa a médica.
Alimentos com glúten, doces, frituras, molhos e condimentos podem ocasionar sintomas de azia, assim como bebidas alcoólicas, leite e refrigerantes. Por isso, entre as dicas para ajudar a evitar o desconforto, está uma alimentação correta e em quantidades adequadas, com intervalo de três horas entre as refeições.
A especialista também recomenda que a pessoa mastigue bem os alimentos e evite beber líquidos enquanto come. Uma hidratação correta durante todo o dia, bebendo líquidos continuamente, faz com que o metabolismo mantenha-se em movimento e diminua a formação de ácidos estomacais.
Alice também evidencia que manter o peso sob controle evita que a gordura abdominal pressione o estômago e aumente as chances de produzir mais ácido gástrico. A médica também aconselha evitar o fumo e o chiclete, além de não praticar atividades físicas muito intensas e nem deitar-se após as refeições.
Leia mais notícias sobre saúde
A nutróloga indicou cinco alimentos que ajudam a combater a azia. Confira:
Limão - alcaliniza o organismo e evita a produção excessiva de ácido
Arroz integral - as fibras do alimento causam maior sensação de saciedade e controlam os níveis do ácido clorídrico
Maçã sem casca - mastigar lentamente pedacinhos da fruta descascada auxilia no alívio dos sintomas da azia, tudo isso graças ao alto teor de água e de fibras da fruta
Manjericão e alecrim frescos - são temperos calmantes
Chá de camomila - com efeito calmante, a planta diminui a irritação da parede do esôfago