Pesquisadores americanos descobriram que crianças com asma podem ser sensíveis ao amendoim, embora a maioria das pessoas desconheça essa ligação. O estudo foi apresentado na Conferência Internacional da Sociedade Torácica Americana, que aconteceu entre os dias 15 a 20 de maio, em Denver, nos Estados Unidos. O objetivo foi avaliar a proporção de crianças asmáticas que também manifestaram sensibilidade ao alimento.
Uso de antibióticos não aumenta risco de asma, aponta pesquisa
Introdução correta de alimentos na dieta do bebê ajuda a evitar alergia alimentar
- Muitos dos sintomas respiratórios de quem tem alergia a amendoim são semelhantes aos sinais de um ataque de asma e vice-versa. Falta de ar, chiado e tosse são exemplos desses sintomas - explica Robert Cohn, autor da pesquisa.
Mais de 1,5 mil crianças diagnosticadas com asma foram avaliadas na cidade de Ohio, Estados Unidos, por meio de um exame de sangue. O estudo mostrou que 11% dos participantes apresentaram histórico de alergia a amendoim. 44% das crianças foram submetidas a exames de sangue para saber o quão sensíveis eram ao alimento e, dessas, 22% apresentaram reações adversas.
Amendoim pode fazer bem ao coração , diz pesquisa
Saiba quais alimentos podem causar alergia na pele de gestantes
Pesquisadores afirmam que mais da metade (53%) das crianças nem se quer suspeitavam que poderiam ser sensíveis à oleaginosa.
- O estudo indica que crianças asmáticas podem se beneficiar de um teste para verificar a sensibilidade ao amendoim, principalmente quando é difícil descobrir esse tipo de reação por meio de outros sintomas - sugere Cohn.
Leia mais sobre saúde e bem-estar
O pesquisador acrescenta ainda que mais investigações devem ser feitas para encontrar mais indícios sobre a conexão entre crianças com asma e reações alérgicas ao amendoim.