Estudo realizado pela Harvard Medical School, dos Estados Unidos, indica que uma dieta rica em nozes pode adiar o desenvolvimento do tumor colorretal por meio de alterações nos genes de câncer.
Dieta mediterrânea, azeite de oliva e nozes podem combater síndrome metabólica
Comer nozes e amendoim pode fazer bem ao coração
A pesquisa mostra que o consumo do alimento pode provocar mudanças significativas nos ácidos ribonucleicos - que estão envolvidos na alteração do gene. Além disso, compostos presentes no alimento podem incorporar ácidos graxos protetores no tumor de cólon.
- Ainda é necessário investir em mais estudos, mas estamos muito confiantes sobre o papel dos ácidos ribonucleicos como alvo terapêutico para o tratamento do câncer colorretal - afirma Christos Mantzoros, autor do estudo.
A pesquisa foi feita com dois grupos de camundongos. Enquanto o primeiro foi alimentado com duas porções de nozes diariamente, o segundo foi submetido a uma dieta semelhante, porém, sem o fruto. Após 25 dias, os pesquisadores descobriram que nos ratos que ingeriram nozes, os ácidos ribonucleicos estavam positivamente engajados.
De acordo com a pesquisa, a taxa de crescimento do tumor foi significativamente mais lenta no primeiro grupo, em comparação àquele que não consumiu nozes.
Leia mais sobre saúde e bem-estar
As nozes também pertencem ao único grupo de frutos ricos em ácido alfa-linolénico, substância essencial para vários processos do corpo, conhecidas por reduzir inflamações. O alimento ainda contém grande variedade de antioxidantes, vitaminas e minerais.
Como este estudo foi realizado em animais, os resultados ainda não podem ser implicados para os seres humanos.
Fruto do bem
Nozes podem retardar o desenvolvimento de câncer de cólon
Pesquisa feita com camundongos mostra outros benefícios do alimento
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: