Ter um alto nível de condicionamento físico aos quarenta anos está ligado a menor risco de câncer colorretal e de pulmão para homens, de acordo com um estudo publicado pelo portal JAMA Oncology. A boa forma física também foi associada a menor risco de morte após diagnóstico de câncer em idade mais avançada.
Quase 14 mil homens foram avaliados em testes de esteira entre 1971 e 2009 para que os pesquisadores descobrissem os níveis de aptidão física.
Exercícios físicos praticados pela mãe podem evitar hipertensão no filho
Segundo os cientistas, os homens que tinham altos níveis de condicionamento físico na meia idade tiveram um risco 55% menor de desenvolver câncer de pulmão em comparação com os demais participantes. A probabilidade para o câncer colorretal foi 44% mais baixa para o grupo.
Exercícios físicos podem piorar saúde dos dentes, diz pesquisa
O estudo também constatou que os homens com bom condicionamento físico na meia idade tiveram um risco de morte 32% menor após o diagnóstico da doença anos mais tarde.
- Estes resultados fornecem suporte para a eficácia da avaliação de nível de aptidão física para cuidados de saúde preventiva - informaram os pesquisadores.