Desde quarta-feira, o Estado está recebendo um grupo de ciclistas que tem como afinidade o amor pelo esporte, mas também compartilha de uma mesma dificuldade: o diabetes. O Team Novo Nordisk participa da 2ª Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul, que ocorre nas rodovias gaúchas até domingo, percorrendo mais de 800 quilômetros em cidades como Sapiranga, Torres, São Francisco de Paula e Caxias do Sul.
Estudo aponta que pessoas que vão de bicicleta ao trabalho são mais felizes
Atividade física intensa ajuda a viver mais, sugere estudo
No total, a equipe criada em dezembro de 2012 conta com cem atletas de mais de 20 países, formada por ciclistas, triatletas e corredores. Nesta competição em estradas do sul, participam Scott Ambrose (Nova Zelândia), Stephen Clancy (Irlanda), Corentin Cherhal (França), Ben Dilley (Estados Unidos), James Glasspool (Austrália) e Simon Strobel (Alemanha).
- Queremos mostrar que é possível ter uma vida normal e com hábitos saudáveis mesmo convivendo com a doença - afirma o francês Corentin Cherhal, de 21 anos, que foi diagnosticado com diabetes logo após começar a competir.
Atividade auxilia tratamento
Para o endocrinologista Enrico Repetto, as pessoas com diabetes devem praticar exercícios, pois eles ajudam a diminuir a glicemia e a controlar o peso, além de oferecer benefícios cardiovasculares e para a pressão arterial. Segundo Repetto, no momento da atividade, a captação de glicose (energia) pelo músculo é aumentada, proporcionando uma diminuição do nível de açúcar no sangue.
Além disso, o corpo tem a sensibilidade à insulina melhorada, facilitando a entrada da glicose na célula.
- Todos os diabéticos devem se exercitar, no mínimo, 150 minutos por semana - recomenda Repetto.
Histórico de depressão pode aumentar risco de diabetes gestacional, indica estudo
Pesquisa afirma que consumir ovos reduz risco de desenvolver diabetes
Por trabalharem em alta performance, os atletas do Team Novo Nordisk tem uma preparação especial para a maratona de exercícios. O controle dos níveis de glicose no sangue deve ser ainda mais rigoroso, com a supervisão de profissionais da saúde. Manter-se hidratado, ter um cuidado da contagem de carboidratos consumidos e ficar atento aos ajustes de insulina são pontos essenciais.
- Cada atleta trabalha muito duro para controlar seu diabetes e, nesse aspecto, somos modelo para todas as pessoas com a doença - diz Cherhal.
Leia mais sobre saúde e bem-estar
Os diabéticos que querem incluir exercícios na rotina precisam de alguns cuidados básicos. Não fazer atividade física em jejum ou sem se alimentar por mais de quatro horas é uma das dicas principais.
- O exercício vai fazer a glicose reduzir ainda mais. É preciso ficar atento - afirma o endocrinologista.
Dicas para se exercitar
- Saiba quais cuidados as pessoas com diabetes precisam ter ao praticar atividades físicas.
- Para alcançar mais benefícios, faça pelo menos 150 minutos de exercício por semana (em média, 40 minutos quatro vezes por semana).
- Não fazer exercício em jejum ou com mais de quatro horas sem se alimentar.
- Comer fruta, iogurte, suco ou barra de cereal antes do exercício.
- Caso apresente sintomas de glicemia baixa (tontura, sudorese, taquicardia) após o exercício, consuma algum dos alimentos indicados acima.
- Para saber o potencial de redução do seu corpo, meça a glicemia antes e depois da atividade física pelo menos uma vez. Vale a pena conhecer mais o seu próprio organismo.
- Lembre-se que o acompanhamento médico para prática de atividades é fundamental.