Uma nova dieta - chamada de mind (mente, em português) - promete diminuir em até 53% o risco de desenvolver Alzheimer. As recomendações, desenvolvidas por cientistas da Rush University Medical Center - foram publicadas no Journal of the Alzheimer's Association.
Os pesquisadores afirmam que mesmo quem não seguiu rigorosamente a mind conseguiu reduzir em 35% o risco de desenvolver a doença.
Alimentação pode reverter os sinais do Alzheimer, diz pesquisa
A dieta mind é uma mistura da mediterrânea e da dash (uma dieta inglesa contra hipertensão). E, além de prevenir Alzheimer, reduz o risco de doenças cardiovasculares, ataques cardíacos e derrames. Se aderida por longo tempo, pode proteger também contra a demência.
O novo cardápio é mais fácil de ser seguido do que o mediterrâneo, disseram os cientistas. A dieta é composta por 15 alimentos, sendo 10 com efeito direto sobre a saúde cerebral (vegetais de folhas verdes, outros vegetais, nozes, frutas, grãos, cereais integrais, peixe, aves, azeite e vinho). Os outros componentes compreendem carnes vermelhas, manteiga, margarina, queijo, bolos e doces ou frituras.
Confira a dieta mind:
- Pelo menos três porções de grãos integrais
- Uma salada
- Um outro vegetal
- Um copo de vinho
- Uma porção de feijão a cada dois dias
- Aves duas vezes por semana
- Peixe pelo menos uma vez por semana
- Menos de uma colher de sopa por dia de manteiga
- Menos de uma porção por semana: queijo, frituras ou fast food