O ano virou. Você comeu lentilha, pulou sete ondas no mar, tomou espumante. Os rituais para atrair bons ventos foram bem executados mas, até o momento, nenhum sinal das tão desejadas mudanças? Se você está de férias nestes meses que inauguram 2015, aproveite o precioso tempo a favor de si próprio e das transformações que quer alcançar.
Adotar hábitos mais saudáveis, melhorar a dieta e realizar exercícios físicos são resoluções comuns no Ano-Novo. O problema é que, muitas vezes, as pessoas traçam objetivos amplos ou genéricos demais e não pensam em como irão chegar até eles. Estudos apontam que, quanto mais detalhada for a maneira como colocamos no papel nossa intenção, mais fácil será atingi-la. Dessa forma, podem-se traçar estratégias para lidar com as possíveis dificuldades, antecipando soluções.
Como manter uma dieta mais saudável nas férias
Como aproveitar as férias para sair do sedentarismo
"Identificar comportamentos específicos, decidir quando realizá-los e depois insistir em repeti-los costuma ser bastante eficaz", afirma a psicóloga e pesquisadora Phillippa Lally, da University College London, em um artigo sobre o tema publicado na revista Scientific American.
A pesquisa coordenada por Phillippa mostrou que estabelecer um novo hábito pode levar entre 18 e 254 dias, dependendo do grau de comprometimento e motivação, além de fatores externos e dificuldades. A pesquisadora exemplifica com a nutrição: se o objetivo é ter uma dieta mais saudável, deve-se definir momentos para comer frutas e verduras, as porções em que serão consumidas e até mesmo a ocasião de sua compra, do preparo e do transporte. Segundo ela, são detalhes que fazem toda a diferença.
Manter as mudanças também é um desafio
Acostumado a ver os alunos chegarem cheios de gás no começo do ano, o professor de educação física e treinador Márcio de Avila Palermo diz que o principal desafio de quem começa a se exercitar nesse período do ano é manter a motivação nos meses seguintes. Nesta época, explica o professor, a empolgação dos alunos é tanta que, em vez de incentivar, o papel do técnico acaba sendo o de segurar o atleta, a fim de evitar lesões e frustrações posteriores. Como estratégias para ajudar os corredores do grupo, Palermo lança convites para provas no verão e estimula-os a alcançarem trajetos de distâncias maiores.
- A gente estabelece novas metas para não perder o senso de desafio. Eles precisam se dedicar, não baixando demais a guarda no período de descanso. Treinamos como equipe, pois o comprometimento com o outro ajuda a fidelizar.