Boa química sexual e romance podem rolar quando há grande diferença de idade? No caminho do aprendizado sexual, as mulheres jovens podem apreciar tanto o encontro erótico com pessoas da mesma idade, o que é mais natural na contemporaneidade, como também aquele com os homens bem mais velhos. À medida que o homem envelhece, necessita de um jogo erótico mais demorado para ter ereção, ou seja, começa a ter as mesmas necessidades das mulheres para ficar excitado, principalmente as das mais novas que ainda estão descobrindo-se eroticamente. A menina pode desejar um homem e não um garoto, por ser menos ansioso sexualmente, mais sedutor e seguro.
Mulheres mais experientes com a sua própria sexualidade, algo comum após os 30 anos, não sendo raro após os 40 ou 50 anos, podem desejar viver uma fantasia sexual com um homem mais novo, que é mais centrado em desempenho e a desejar ter mais de uma transa por encontro.
O que move um homem jovem a ter sexo com mulher 10 ou 20 anos mais velha? A expectativa de loucuras eróticas, impulsionadas pela liberdade sexual e financeira, são afrodisíacos impossíveis de serem encontrados nas meninas da sua idade. A família e a cultura os "moldam" para considerar a mulher mais velha uma diversão sexual. Então, com raras exceções, isso é tudo o que acontece.
Por sua vez, o romance pode revelar algumas sutilezas sobre o mistério do amor. Quais as características do jovem que podem tocar o coração e a alma da pessoa mais madura? São muitas, não sendo exclusivas dos jovens, e incluem o encantamento por alguém idealista e sonhador, a ausência de maiores compromissos financeiros e a grande disponibilidade de tempo.
É possível um homem jovem amar uma mulher mais madura? Sim, embora não seja comum. Talvez a riqueza do mundo interior seja a beleza maior dessa mulher e ela possua menor idade biológica do que cronológica. Se pensarmos nas outras mulheres maduras, é visível que ela e o homem mais novo compõem um casal transgressor e aberto à vivência amorosa.
Todos os que ousam desafiar a normas da família e da sociedade são cobrados: "Têm certeza de que vai dar certo?" A pressão é amenizada se ele tiver mais de 40 anos e ela mais de 50, pois a diferença, nessa fase da vida, é menos perceptível. É cruel perceber que ainda no século 21 são as pessoas mais próximas as que mais opinam sobre os laços afetivos. O que tem mais valor para você? Sua felicidade ou agradar os familiares? Talvez coragem esteja em falta...
O que fazer? Negar ou fugir dos seus sentimentos criará dúvida eterna sobre "como teria sido". Quando for amor o relato é: "Nos apaixonamos... A diferença de idade é nada comparada a felicidade que sentimos". Talvez seja sábio lembrar que "todo amor sempre vale a pena". Só o que não vale é não viver.
Leia todas as colunas de Jaqueline Brendler no Vida