Durante esses mais de 10 anos como profissional de Educação Física, observo que as pessoas têm muitas dúvidas e receios sobre qual a idade que crianças, pré-adolescentes e adolescentes podem iniciar uma atividade física resistida, como musculação, pilates ou treinamento funcional, por exemplo, sem causar prejuízo no crescimento, na postura, nas articulações etc.
Em primeiro lugar, gostaria de salientar que, principalmente nessas fases, a melhor atividade costuma ser a mais prazerosa, pelo simples fato de assim se manter uma persistência, restringida apenas em caso de alguma contraindicação física. De qualquer forma, os exercícios resistidos contribuem de forma significativa, aumentando a força muscular, a coordenação motora e a manutenção da postura.
Aliás, nos dias de hoje,a última é assunto de muita discussão, devido ao tempo em que pessoas dessa faixa etária ficam sentados à frente de videogames e computadores. O período é importante para desenvolvimento e aprimoramento motor, e esse hábito pode contribuir para problemas posturais, muitas vezes, bastante graves.
É conveniente ressaltar que o treinamento resistido não tem efeitos adversos para o crescimento estatural, para as cartilagens de crescimento ou para o sistema cardiovascular. No entanto, não deve ser iniciado antes dos sete ou oito anos, devido à imaturidade dos sistemas relacionados ao equilíbrio e à manutenção da postura.
Principalmente para essas idades, os exercícios devem ser supervisionados atentamente pelos professores e, quando possível, de forma personalizada. Não devem ser feitos de forma explosiva e, sim, lenta e concentrada, com bastante amplitude. Esses exercícios devem iniciar com baixa resistência (carga), até que a aquisição da técnica seja perfeita. Depois, o aumento deve ser gradual, e as sessões de treinamento devem ter a duração de 20 a 30 minutos, de duas a três vezes por semana. É recomendado que seja feito um aquecimento
de 10 a 15 minutos, bem como um "desaquecimento" ao término da sessão, com alongamentos apropriados. Para obtermos um melhor benefício à saúde, deve ser combinado ao treino de força um programa de treinamento aeróbico.
Vale a pena salientar: antes de in iciar qualquer atividade física,deve ser feita uma avaliação médica. Bons treinos!