Há quem faça loucuras e chegue a perder um quilo em um único dia. A façanha pode ser alcançada em algumas horas de exercícios sob o sol forte, dentro de uma sauna ou até embrulhado em sacos plásticos. Truques para fazer o corpo produzir calor e, assim, eliminar líquidos por meio da sudorese.
Tudo não passa, porém, de um processo de proteção feito pelas glândulas sudoríparas, que tentam equilibrar a temperatura do organismo. E tem efeito temporário: com a reidratação (feita principalmente com os repositores hidroeletrolíticos), o corpo logo volta às medidas normais.
Correr e pedalar são as atividades que mais provocam suor por conta do forte trabalho muscular. Durante o exercício físico, o corpo chega a produzir 20% mais calor do que se estivesse em descanso, fazendo com que a temperatura chegue a 40°C - a sudorese é somente um sinal de que o organismo ultrapassou a média dos 36,5°C.
- Como uma medida protetora, a pele esfria e o fluxo de sangue que passa por ela perde calor, voltando mais frio para dentro do corpo - explica o fisiologista Ramires Tibana.
Ele ressalta que, caso não houvesse esse resfriamento, ocorreria a chamada hipertermia, prejudicial ao corpo. Estima-se que variações acima de 5°C já são capazes de causar danos no sistema nervoso central.
Nesse processo de liberação do calor, o corpo expulsa água e sais minerais, além de queimar glicose e gordura. O problema é que só essas duas últimas perdas levam à diminuição do peso de uma forma saudável. Independentemente do suor, o exercício deve levar em consideração uma conta simples: quanto mais intensa a atividade, mais calorias são gastas.
É preciso aprender a suar
Corpo transpira para regular a temperatura e evitar um colapso
A perda de peso nesse processo não significa necessariamente o emagrecimento
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: