As regiões Norte e Noroeste deverão receber 77.929 doses da vacina contra a Gripe A. Das oito coordenadorias de saúde apenas três não serão contempladas: Ijuí, Santo Ângelo e Cruz Alta. As vacinas devem chegar às regiões nesta quarta-feira, e serão imediatamente repassadas aos municípios.
Por orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), critérios como o número de habitantes e a incidência de casos são analisadas na hora de distribuir as vacinas entre os municípios.
- Na região de Passo Fundo, as cidades de Passo Fundo (5 mil), Carazinho (2 mil) e Soledade (4 mil) são as que receberão mais doses, porque são municípios maiores. A gente também recomendou que as próprias secretarias municipais busquem as doses direto em Porto Alegre, o que agiliza o processo - explica Luiz Fabrício Scheis, coordenador regional de saúde.
A ideia das coordenadorias é que todos os municípios recebam pelo menos 100 doses.
- Na região de Erechim recomendamos também que os municípios priorizem pessoas dos grupos de risco - explica o coordenador Cleimar da Rosa.
Santa Rosa, no Noroeste, deverá receber o maior número de vacinas: 39.960 doses. Destas, 12,7 mil já foram carregadas nesta terça-feira, e devem estar na região já na quarta-feira. O restante deve chegar até o final da semana.
As doses por região
Região de Passo Fundo, 16.260 doses
Região de Erechim, 5.902 doses
Região de Santa Rosa, 39.960 doses
Região de Frederico Westphalen, 11.376 doses
Região de Palmeira das Missões, 4.431 doses
As coordenadorias regionais de Ijuí, Santo Ângelo e Cruz Alta não receberão doses da vacina
Gripe A
Regiões Norte e Noroeste recebem a partir de quarta mais de 70 mil doses da vacina contra a Gripe A
Das oito coordenadorias de saúde apenas três não serão contempladas: Ijuí, Santo Ângelo e Cruz Alta
GZH faz parte do The Trust Project