Resultados de uma pesquisa sobre uma nova droga que promete transformar os medicamentos voltados para a perda de peso foram divulgados pela Novo Nordisk, farmacêutica que fabrica o Ozempic, nesta sexta-feira (20).
Segundo O Globo, a empresa anunciou que o CagriSema pode ajudar os pacientes com sobrepeso a reduzir em 22,7% o número na balança.
O resultado não conseguiu bater a expectativa de 25% esperada pela empresa. A ideia do novo medicamento é encontrar um sucessor para o Wegovy, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde 2023, e Zepbound, que ainda aguarda liberação do órgão para ser comercializado no Brasil.
A fase três da pesquisa sobre o CagriSema incluiu cerca de 3,4 mil pessoas com índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais, ou com um IMC de 27 com o adicional de pelo menos uma comorbidade relacionada ao sobrepeso, como hipertensão.
A Novo Nordisk informou que o novo medicamento apresentou efeitos colaterais parecidos com os das opções com GLP-1 – hormônio que aumenta a secreção da insulina – disponíveis no mercado, como náusea e vômito, por exemplo.
O CagriSema combina a semaglutida, ingrediente ativo que imita o GLP-1, e cagrilintida, que imita amilina, um hormônio pancreático. Dessa forma, uma única injeção semanal é capaz de ajudar a conter a fome e a controlar os níveis de glicose no sangue, ocasionando a perda de peso.