A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, na zona norte de Porto Alegre, reabriu na noite desta sexta-feira (29) após três dias. O posto havia sido fechado na noite de terça-feira (26) para a limpeza nos dutos do ar-condicionado e outros reparos.
Pacientes chegaram a formar uma fila para aguardar a reabertura. A farmacêutica Flavia Gusmão, de 24 anos, não sabia que o local ainda não estava funcionando.
— Cheguei umas 16h30min e estava fechada. Me informaram que ia reabrir às 19h. Tinha eu e mais umas três pessoas. Depois das 17h, começou a chegar mais gente. A fila tinha umas 20 pessoas. Fui picada por algum inseto e tive uma reação, me indicaram aqui por ser 24h. Agora, estou aguardando a reconsulta — relatou.
Na noite desta sexta-feira, quando a reportagem de Zero Hora esteve no local, cerca de cinco pessoas eram atendidas e outras 15 aguardavam.
— Uma mudança interna que conseguimos fazer nessa parada foi colocar nossa sala de coleta em um local mais amplo para poder dar um melhor atendimento, acelerar. Já começamos também um trabalho para implementar uma logística nova de tempo de espera de resultado de exame — explicou Jesse James Selistre, gerente da UPA.
Pacientes que estavam internados no local precisaram ser transferidos para outras instituições até a madrugada de quarta. A UPA tem 17 leitos e atende cerca de sete mil pessoas por mês, incluindo moradores da Região Metropolitana, como de Alvorada e Cachoeirinha.