A reabertura completa do Hospital de Pronto Socorro de Canoas, na Região Metropolitana, prevista para o dia 17 de dezembro, não vai ser efetivada. A nova previsão é que a instituição volte a operar integralmente até o fim do mês, sem uma data específica, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Segundo a pasta, foram registrados problemas em editais emergenciais, que provocaram atrasos na reforma do local. A instituição foi totalmente afetada pela enchente de maio.
— O prazo de 17 de dezembro não será cumprido, não teremos condições. Ainda trabalhamos com a previsão de trazer o HPS de volta para sua estrutura até o final de dezembro. Isso é o mais importante. Mas, ajustes pontuais irão ficar para em 2025 — disse o secretário de saúde, Mauro Sparta.
Uma empresa venceu o edital para a obra, mas o contrato só deve ser assinado na próxima segunda-feira (2). O bloco cirúrgico, sala vermelha de urgência e emergência, consultórios e salas de exames de imagens ainda precisam passar por reformas.
Enquanto isso, casos graves e de traumatologia estão sendo atendidos pela equipe do Pronto Socorro dentro do Hospital Nossa Senhora das Graças.
Em setembro, quase cinco meses após a enchente histórica, a instituição voltou a receber casos de baixa e média complexidade. Mesmo com a estrutura danificada, o hospital segue sendo referência médica para mais de 100 municípios gaúchos.