Após a rescisão do contrato com a empresa responsável por médicos de quatro das cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Canoas, o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IB Saúde) afirmou que a escala de profissionais está garantida por mais 10 dias, a partir desta terça-feira (19).
As UPAs eram atendidas pela Medlife Serviços Médicos, que alega atraso de pelo menos três meses nos repasses feitos pelo IB Saúde, contratado pelo município para administrar as unidades Niterói, Rio Branco, Boqueirão e Guajuviras.
Conforme nota divulgada pelo IB Saúde, novas escalas médicas foram montadas com urgência, junto ao município. A partir do dia 1º de dezembro, uma nova empresa irá assumir a responsabilidade de contratação e gestão dos profissionais. O nome da instituição não foi divulgado.
O documento também não explica como foi montada a escala e nem quais médicos irão atender. Sobre os problemas envolvendo a falta de pagamentos, o IB Saúde afirmou que isso será tratado de forma interna.
Nesta terça-feira (19), a prefeitura de Canoas havia informado, em nota, que a situação seria normalizada nesta quarta-feira (20). Durante a manhã, a reportagem registrou uma oferta de médicos menor do que o normal. Zero Hora circulou em três das quatro UPAs afetadas e o maior impacto foi percebido na unidade do Rio Branco. Pacientes relataram ter apenas um médico disponível. A média seria de três a quatro profissionais.
Confira a íntegra da nota do IB Saúde
"O IBSAÚDE, em seus 18 anos de história de gestão da saúde, sempre buscou (e buscará incansavelmente) entregar um serviço de qualidade, ágil e em consonância com os princípios e diretrizes de Sistema Único de Saúde – SUS às comunidades nas quais está inserido.
Nesse sentido e com essa pretensão, tem o IBSAÚDE o histórico compromisso de transparência e bom relacionamento com os municípios onde atua, com atuação caracterizada pelo diálogo e valorização dos trabalhadores e profissionais, sempre comprometido com o propósito final, ou seja, a entrega do atendimento de saúde ágil, seguro e de qualidade à sua população.
Assim, convém esclarecer que, quanto a gestão das UPAs (Guajuviras, Rio Branco e Niterói) de Canoas, mais precisamente quanto ao serviço médico ali oferecido, algumas situações devem ser fixadas com clareza:
1.- Existia uma empresa médica contratada para fornecer a escala médica das UPAs supra referidas;
2.- Essa empresa comunicou o IBSAÚDE sua pretensão de rescindir o contrato, informando que não apresentaria mais escalas médicas a partir do dia 20 de novembro;
3.- Diante dessa informação, foi contatada uma nova empresa, a qual vai assumir as escalas médicas a partir de 1º de dezembro, restando as escalas do mês de novembro sob a responsabilidade do IBSAÚDE;
4.- Por razões desconhecidas e de forma totalmente surpreendente, a empresa médica que buscava a rescisão alterou seu entendimento, determinando que os profissionais médicos não prestassem mais atendimentos a partir do dia 18 de novembro (isso no final de tarde);
5.- Frente a situação (totalmente inesperada), a equipe do IBSAÚDE (colaboradores verdadeiramente comprometidos com a saúde pública, com preocupação genuína e honesta no sentido de bem atender a população de Canoas), em conjunto e com o indispensável apoio do município de Canoas, buscou de todas as formas montar de forma urgente novas escalas médicas;
6.- Hoje, dia 19 de novembro, menos de 24 horas depois da empresa de prestação de serviços médicos rescindir unilateralmente o contrato, a escala médica está completa para os próximos dez dias (ou seja, até o final do mês de novembro)."