Pouco mais de cinco meses depois do início da campanha de imunização contra dengue no Rio Grande do Sul, somente 34% do público-alvo recebeu ao menos uma dose da vacina no Estado. São 19% aqueles que já completaram o ciclo.
O imunizante é disponibilizado para adolescentes entre 10 e 14 anos desde maio. Os dados são do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Em Porto Alegre, a dose 1 tem só 14% de cobertura até agora. Dos mais de 72,8 mil adolescentes que podem ser vacinados na Capital, apenas 10.237 receberam a primeira aplicação. Além disso, pouco mais de 2 mil completaram o ciclo.
O número de aptos para receber a segunda dose ainda é baixo, já que é necessário um intervalo de três meses entre a inicial e o reforço. O enfermeiro chefe do Núcleo de Imunizações Zona Sul em Porto Alegre, Augusto Crippa, explica que a baixa procura está ligada à falta de prevenção por parte da população:
— A dengue é uma realidade recente no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre. Embora tenha tido um grande salto no número de casos, infelizmente a nossa cultura é muito mais de tratamento, de correr atrás da prevenção quando já tem o problema estabelecido do que fazer a vacina antes.
Crippa ressalta que, na Capital, todas as unidades de saúde possuem doses disponíveis. No próximo dia 23, ocorrerá um "Dia D" de vacinação com todos os postos abertos. Há também uma campanha multivacinação programada para ocorrer neste mês.
Vacinação contra dengue para adolescentes de 10 a 14 anos
Rio Grande do Sul
Dose 1: 25.098
Dose 2: 4.950
Porto Alegre
Dose 1: 10.237
Dose 2: 2.270