Pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) podem solicitar a carteira de identificação Ciptea a partir desta segunda-feira (14), pelas unidades da rede Tudo Fácil, no Estado. O documento serve para garantir pronto-atendimento e prioridade no acesso a serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
A carteira deve ser renovada a cada cinco anos. Até outubro, mais de 28 mil documentos haviam sido emitidos no Estado, sendo 4 mil em Porto Alegre. Os gerentes de todas as unidades da rede receberam capacitação, com enfoque no atendimento, para que tragam acolhimento ao cidadão que virá à unidade.
Além das três sedes na Capital, a Central de Serviços ao Cidadão conta com unidades em Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande. Em breve, serão abertas uma unidade em Santa Maria, na Região Central, e em Gravataí, na Região Metropolitana.
A oferta do serviço ocorre através de uma parceria firmada no começo do mês entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
A cooperação também fará com que a solicitação e entrega do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência e de Baixa Renda passe a ser oferecida pela rede Tudo Fácil. O serviço é destinado a pessoas com deficiência com renda per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. A data de início ainda não foi definida.