O Hospital Moinhos de Vento renovou por mais cinco anos a parceria com a Johns Hopkins Medicine International, instituição norte-americana que tem como meta aprimorar a saúde mundial. Firmada inicialmente em 2013, o acordo já se estende por mais de uma década.
A colaboração visa fortalecer ainda mais as relações entre as instituições e promover o desenvolvimento de práticas médicas de excelência. Nesta quinta-feira (5), o vice-presidente de Iniciativas Globais da Johns Hopkins Medicine International, Laurent Moreau, esteve em Porto Alegre para participar de uma cerimônia no Moinhos que celebrou a renovação do compromisso.
Nos próximos cinco anos, a parceria focará em dois pilares: a qualidade e segurança no ambiente hospitalar e a capacitação de novos talentos médicos, através de um programa de bolsas que oferece aperfeiçoamento em áreas específicas.
— O vínculo com a Johns Hopkins foi um marco na nossa instituição. A colaboração promoveu trocas de experiências, intercâmbios e uma presença internacional do Moinhos que vem se expandindo ao longo dos anos — destacou o CEO do Hospital, Mohamed Parrini.
Parceria duradora
Desde o início da parceria, foram alcançados avanços em áreas como educação, pesquisa e melhores práticas assistenciais. O trabalho conjunto foi desenvolvido em três fases principais.
A primeira se concentrou em programas clínicos e de liderança, promovendo atividades como observerships (observação médica) e avaliações de departamentos.
Já a segunda expandiu os esforços em educação, qualidade e segurança, com a realização de workshops, simpósios, discussão de casos complexos e a rotação de residentes. A terceira fase deu ênfase à pesquisa e à educação.
Entre os resultados da colaboração está a criação do Centro de Oncologia Lydia Wong Ling, do Moinhos, inaugurado em 2016. O espaço reúne especialistas em diversas áreas para o tratamento do câncer.
— Além do Centro de Oncologia, fomos pioneiros ao oferecer o conceito de Nurse Navigator, que promove um acompanhamento contínuo e integrado ao paciente — finaliza Luiz Antonio Nasi, superintendente médico do Moinhos.