As plantas alimentícias não convencionais (pancs) têm ganhado espaço no cardápio dos brasileiros. Como o próprio nome sugere, as pancs são espécies ou partes de plantas que podem ser consumidas, mas que não aparentam ser comestíveis. Incluir esses alimentos na rotina pode trazer uma série de benefícios para a saúde, além de contribuir para uma alimentação diversificada.
A Major Gomes é uma delas. Pode até parecer nome de político ou de algum personagem de filme de guerra, mas segundo o e-book Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC: resgatando a soberania alimentar e nutricional, feito por pesquisadoras da Universidade de Caxias do Sul (UCS), trata-se de uma espécie nativa dos continentes americanos, que por adaptar-se com facilidade as mudanças climáticas e ambientais se naturalizou na África e na Ásia.
Rica em benefícios à saúde, a Major Gomes pode ser utilizada no preparo de chás, saladas, sopas e massas. Conforme o ebook, a planta também pode ser consumida como hortaliça e servir como tempero.
Para que serve a Major Gomes
A Major Gomes é uma ótima fonte de oxidantes, como os compostos bioativos flavonoides e fenólicos. Por esta característica, seu cataplasma – massa umedecida com o chá da planta e aplicada sobre a pele – possui ação anti-inflamatória e cicatrizante.
Outros benefícios que a planta apresenta é grande presença de minerais como ferro, fósforo, zinco, potássio e cálcio em sua composição. A decocção de suas raízes é indicada para tratamentos contra a tosse, tuberculose e escorbuto – doença que causa hemorragia gengival, fraqueza, estresse da pele e cansaço causados pela falta de vitamina C no organismo.
Uma panc é caracterizada por não ser comumente cultivada como outras plantas que costumam fazer parte do cardápio dos brasileiros. Apesar de não ser facilmente encontrada nos supermercados, ela pode ser semeada em casa. É possível encontrá-la, também, em hortas comunitárias e terrenos baldios.
— Em primeiro lugar, é preciso saber reconhecer a espécie. Se encontrar na rua e tiver certeza de que é planta correta, pode coletar e lavar bem antes de consumir. Em terrenos baldios, é importante cuidar se animais não costumam defecar no local — aconselha Valdirene Camatti Sartori, professora da UCS e uma das pesquisadoras envolvidas no e-book sobre pancs.
A Major Gomes também possui outros nomes populares, que variam de acordo com a região onde é encontrada. A planta pode ser conhecida como erva gorda, maria gorda e carne gorda.
Como preparar a Major Gomes
As folhas da Major Gomes apresentam sabor refrescante, porém pouco intenso. Sua raiz é menos perceptível ao paladar, mas pode ser uma boa opção de tempero e para incrementar sucos e massas.
No e-book da UCS, destaca-se a utilização de suas folhas e raiz para temperar feijão e sopas. Outra receita é o macarrão à base de Major Gomes, com as folhas da espécie
Ingredientes:
- 3 maços de folhas de Major Gomes
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de água morna
- sal a gosto
- ricota a gosto
Modo de preparo:
- Higienize bem as folhas em água corrente
- Triture as folhas com água morna e ricota em um liquidificador
- Após, reserve em uma bacia e acrescente a farinha
- Misture e amasse até a massa ficar bem lisa
- Abra com o rolo e corte em quadradinhos
- Cozinhe em água fervente
- Sirva a massa acompanhada de molho branco ou vermelho
*Produção: Lucas de Oliveira