As plantas alimentícias não convencionais (pancs) têm ganhado espaço no cardápio dos brasileiros. Como o próprio nome sugere, as pancs são espécies ou partes de plantas que podem ser consumidas, mas que não aparentam ser comestíveis. Incluir esses alimentos na rotina pode trazer uma série de benefícios para a saúde, além de contribuir para uma alimentação diversificada.
O almeirão-do-campo é uma delas. De acordo com o e-book Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC: resgatando a soberania alimentar e nutricional, feito por pesquisadoras da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a espécie pode aparecer em quase todos os Estados brasileiros.
Repleta de benefícios, a planta pode ser usada no preparo de saladas, refogados, chás e temperos. Apesar de não fazer parte dos hábitos cotidianos de algumas pessoas, o almeirão-do-campo pode servir como acompanhamento de outros alimentos ou consumido como chá. Segundo o e-book, as folhas mais novas podem ser consumidas “cruas”, e as mais velhas devem ser fervidas.
Para que serve o almeirão-do-campo
O almeirão-do-campo é considerado ótima fonte de compostos fenólicos e vitaminas A e C, como fósforo e ferro, que atuam como antioxidantes. Ela também é rica em inulina, que serve como alimento para bactérias intestinais, característica que a torna uma boa planta para ajudar processos fisiológicos e bioquímicos. De acordo com o e-book, a planta também é uma opção de hidratação, a partir do chá de suas raízes.
Uma panc é caracterizada por não ser comumente cultivada como outras plantas que costumam fazer parte do cardápio dos brasileiros. Apesar de não ser facilmente encontrada nos supermercados, ela pode ser semeada em casa. É possível encontrá-la, também, em hortas comunitárias e terrenos baldios.
— Em primeiro lugar, é preciso saber reconhecer a espécie. Se encontrar na rua e tiver certeza de que é planta correta, pode coletar e lavar bem antes de consumir. Em terrenos baldios, é importante cuidar se animais não costumam defecar no local — aconselha Valdirene Camatti Sartori, professora da UCS e uma das pesquisadoras envolvidas no e-book sobre pancs.
Como preparar o almeirão-do-campo
Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o almeirão-do-campo tem sabor amargo e é comumente usado para temperar pratos como arroz, feijão e lentilha e rechear bolinhos e tortas. Já no e-book da UCS, destaca-se a utilização da planta como acompanhamento de saladas, com o consumo de cru das folhas. Além disso, as folhas consideradas mais velhas podem ser fervidas, picadas e refogadas com cebola e alho para servir junto de ovos mexidos.
*Produção: Lucas de Oliveira