Nove empresas manifestaram interesse em administrar o Hospital de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre. O prazo para a entrega das propostas para contratação emergencial se encerra no final desta quinta-feira (13) e o número pode aumentar.
A previsão da Prefeitura de Viamão é que, nas próximas semanas, se tudo ocorrer dentro da normalidade, a empresa que irá administrar o local seja anunciada. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a previsão de publicação do resultado final da licitação é 28 de junho, data em que o município informará o Estado e indicará a nova instituição. Ainda não há uma data para que a nova gestão comece a operar.
Nesta quarta-feira (12), foi assinada a cédula de crédito que garante R$ 24 milhões para a compra do Hospital Viamão pela prefeitura da cidade. O empréstimo foi contratado junto ao Banrisul por meio do Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados sem fins lucrativos.
Nos próximos dias deve ocorrer a operação financeira e, logo após, o anúncio da empresa vencedora e o cronograma de transição da gestão. Desde 2006 a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), que está em recuperação judicial, administra o hospital. Para manter o funcionamento do hospital foi articulada entre o governo do RS, prefeitura de Viamão, FUC e Ministério Público a aquisição da casa de saúde pelo governo municipal. O Hospital de Viamão segue atendendo, com restrição de algumas especialidades.