A ministra da Saúde, Nísia Trindade, visitou Porto Alegre nesta sexta-feira (14) para entregar novas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e computadores, que serão distribuídos entre os municípios gaúchos afetados pela tragédia climática. A representante da pasta também doou sangue no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue.
Nísia chegou a um Centro de Tradições Gaúchas (CTG), no bairro Humaitá, pouco antes das 11h. No local, foi realizado o ato simbólico de entrega de mil computadores, que serão encaminhados aos serviços de saúde (hospitais e unidades básicas) atingidas pela água.
Serão contempladas 365 unidades de saúde de 142 cidades. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital, 70 equipamentos ficarão no município.
— Nós hoje estamos vendo de perto esse trabalho de apoio e todo o processo de reconstrução das unidades básicas de saúde. São mil computadores que vão estar disponíveis para os municípios afetados, além de 30 ambulâncias do Samu para os municípios que entraram em situação de calamidade ou emergência — afirmou Nísia.
A ministra também destacou que o Ministério da Saúde está aguardando os dados da plataforma Investe SUS, onde as cidades devem informar suas demandas de infraestrutura de saúde, para definir os próximos repasses ao Estado:
— Mas o mais importante disso tudo é fortalecer a rede SUS, vendo as prioridades de cada momento. Em cada região do Estado, estamos em situações diferentes, trabalhando juntos por esse fortalecimento.
As ambulâncias chegaram ao RS na quarta-feira (12) e serão distribuídas para 25 cidades: Agudo, Alvorada, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Camaquã, Candelária, Canoas, Encantado, Encruzilhada do Sul, Esteio, Faxinal do Soturno, Gramado, Itaqui, Jaguarão, Lajeado, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sinimbu, Taquara e Triunfo. Cada município receberá uma unidade, com exceção de Canoas e Porto Alegre, que ficarão com dois e cinco veículos, respectivamente.
A cerimônia de entrega das ambulâncias para renovação da frota do Samu será realizada no pátio do Hospital Nossa Senhora da Conceição, a partir das 13h45min. Antes disso, Nísia almoçou com representantes da diretoria da instituição de saúde e da Força Nacional do SUS. Em seguida, foi ao banco de sangue realizar sua doação.
De acordo com Nísia, o Ministério da Saúde já repassou cerca de R$ 270 milhões para o Rio Grande do Sul.