O Ministério da Saúde anunciou a publicação de portarias que somam R$ 30 milhões para garantir serviços de média e alta complexidade no Rio Grande do Sul. Os recursos atendem demandas dos municípios de Caxias do Sul, Estrela, Igrejinha, Parobé, Porto Alegre, Rio Grande, Santana do Livramento, Torres e Venâncio Aires.
Além disso, em coletiva na tarde desta sexta-feira (17), o secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, confirmou a abertura de 890 vagas de contratos emergenciais para o Grupo Hospitalar Conceição.
Segundo o GHC, os profissionais devem começar a ser contratados já nesta sexta e têm previsão de atuar até dezembro. As novas equipes respaldam a abertura de 105 leitos clínicos e dez de UTI pediátrica. Entre os hospitais contemplados pelo repasse, estão o de Parobé, o Pompeia, de Caxias do Sul, o de Estrela e o São Lucas, da PUCRS, em Porto Alegre.
Hospitais de campanha
Durante a coletiva, também foi confirmada a abertura de mais dois hospitais de campanha operados pelo Ministério da Saúde. Um deve ser montado neste final de semana em São Leopoldo, no Vale do Sinos. O outro está previsto para ser instalado em Novo Hamburgo na próxima semana. De acordo com a prefeitura de Novo Hamburgo, a estrutura será instalada junto à UPA Centro, localizada na rua Visconde de Taunay, nº 134, bairro Rio Branco.
Até esta sexta, os dois hospitais de campanha da pasta realizaram cerca de 2.500 atendimentos. O primeiro foi montado em Canoas, no estacionamento da Ulbra. O segundo, em Porto Alegre, ao lado da UPA Moacyr Scliar.