Em operação desde a noite de sábado (25), o Hospital de Campanha de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, recebeu 29 pacientes até o final da manhã deste domingo. Segundo o Ministério da Saúde, responsável pela operação, foram atendidos casos como asma, pneumonia e suspeita de leptospirose.
A unidade é a quarta a ser operada pela Força Nacional do Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul e tem capacidade para atender até 200 pessoas por dia. O espaço foi instalado no pátio interno da UPA Centro (Rua Visconde de Taunay, n. 134, no bairro Rio Branco).
São seis médicos e três enfermeiros preparados para orientar a população em situações como febre, dores no corpo e problemas respiratórios. A ideia é ter um primeiro diagnóstico no hospital e já fazer a medicação para facilitar a demanda de saúde. O reforço se deve ao aumento de doenças infecciosas, já que o período do ano apresenta crescimento de sintomas respiratórios e, após os alagamentos e o frio, a situação tende a ser mais complexa, conforme o Ministério da Saúde.
A Força Nacional do SUS está no Estado desde 5 de maio e já atendeu 5,8 mil pessoas. O Hospital de Campanha de Canoas, na Região Metropolitana, lidera os atendimentos, com 2,8 mil pacientes. A unidade de Porto Alegre fez 970 tratamentos, e a de São Leopoldo realizou 221 procedimentos.