A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) realizou, até o momento, mais de 4,4 mil atendimentos às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Mais da metade das consultas ocorreram no hospital de campanha de Canoas, onde foram realizados 2.314 atendimentos.
Os dados, divulgados em um balanço do Comitê de Operações Emergenciais (COE) do Ministério da Saúde nesta quarta-feira (22), também consideraram os atendimentos nos hospitais de campanha de Porto Alegre (658 atendimentos) e de São Leopoldo (130).
Equipes volantes, enquanto isso, atenderam 1.312 pessoas. No total, 57 remoções aéreas foram feitas e 140 vítimas precisaram atendimento psicossocial. Infecções respiratórias, gastrointestinais e de pele foram os diagnósticos mais registrados até o momento.
Recursos
O Ministério anunciou na última terça-feira (21) a destinação de mais R$ 202,2 milhões para a ampliação e manutenção da assistência médica em cidades gaúchas. Ao todo, a pasta já destinou mais de R$ 1,7 bilhão em recursos emergenciais ao Rio Grande do Sul.