Porto Alegre ainda tem 22 das 134 Unidades de Saúde fechadas na manhã desta quarta-feira (22). Apesar de alto, o número é menor dos que os 36 que estiveram sem atendimento no dia 10 de maio. Os impactos das enchentes ainda limita o acesso ou abertura dos pontos.
Entre as unidades, 15 foram inundadas. Outras sete não abriram por alagamentos no entorno e falta de profissionais que não conseguiram sair das suas casas ou não conseguem chegar até o posto.
A Prefeitura está trabalhando para reabrir mais locais, mas por enquanto, não há previsão. A Unidade de Saúde Santa Marta, por exemplo, no centro de Porto Alegre, foi inundada. A estrutura está com toda a parte elétrica debaixo de água e ainda não foi possível ingressar no local.
Quem era atendido ali, está sendo acolhido no posto móvel montado junto ao Largo Zumbi dos Palmares ou no Modelo. Os medicamentos que eram retirados no Santa Marta devem ser pegos no Modelo, no IAPI, no ambulatório de dermatologia sanitária ou na unidade Vila dos Comerciários.
Ontem, foi iniciada a limpeza na unidade do Morro dos Sargentos, na zona sul da Capital, a única com acesso é possível. No entanto, também não há previsão de reabertura.
Atualmente, Porto Alegre tem três Unidades Móveis de Saúde espalhadas pela cidade. Além da unidade do Largo Zumbi dos Palmares (9h-18h), uma está na avenida Assis Brasil, junto ao Strip Center, próximo ao terminal triângulo (8h-17h) e outro também na avenida Assis Brasil, junto ao Bourbon Assis Brasil, no bairro São João (9h-18). A previsão é que outras duas unidades móveis comecem a operar amanhã, uma no Instituto Calábria e outro em local ainda não definido.
Unidades de Saúde fechadas por alagamento
- Diretor Pestana (inundação) - referência IAPI/ Modelo
- Navegantes (inundação) – referência IAPI/ Modelo
- Asa Branca (inundação) – referência Ramos
- Farrapos (inundação) - referência IAPI/ Modelo
- Fradique Vizeu (inundação) – referência IAPI/ Modelo
- Ilha da Pintada (inundação) – referência IAPI/ Modelo
- Ilha do Pavão (inundação)– referência IAPI/ Modelo
- Ilha dos Marinheiros (inundação)– referência IAPI/ Modelo
- Mário Quintana (inundação)– referência IAPI/ Modelo
- Nova Brasília (inundação) – referência Santo Agostinho
- Sarandi (inundação) – referência Santo Agostinho/ Ramos
- Vila Elizabeth (inundação) – referência Santo Agostinho/ Ramos
- Morro dos Sargentos (inundação) – referência Guarujá
- Mapa (inundação) – referência Esmeralda
- Santa Marta- referência Modelo
Unidades de Saúde fechadas por dificuldade de acesso ou falta de pessoal
- Herdeiros
- Pitoresca
- Tijuca
- Vila Safira
- Viçosa
- Nossa Senhora Aparecida
- Lami