A Unimed abriu um serviço gratuito de assistência médica e psicológica online às pessoas atingidas pela crise climática no Rio Grande do Sul. O plantão é destinado para os casos de baixa complexidade nas especialidades de clínica médica, pediatria e psicologia.
Qualquer pessoa que tenha sido afetada direta ou indiretamente pela chuva no Estado pode usar o serviço: não é necessário ter plano de saúde ou marcar hora (veja abaixo como acessar o serviço). O trabalho, chamado de "RS em Emergência", começou a operar na última quinta-feira (16) e não tem prazo para terminar.
A Unimed implementou o modelo de telemedicina durante a pandemia de covid-19. Segundo a cooperativa, o índice de resolutividade é de 88%; ou seja, 88% dos pacientes assistidos no modelo não precisam buscar auxílio presencial – como uma consulta médica ou ir a um centro de saúde.
— É uma opção para muitas pessoas que estão em abrigos neste momento, que podem receber atendimento pelo próprio telefone celular ou de uma pessoa próxima, sem a necessidade de deslocamentos. Também é uma alternativa para desafogar os hospitais que ficam cheios por conta das síndromes gripais nesta época do ano — diz Geison Tremea, superintendente executivo da Unimed Federação/RS.
A cooperativa estima que poderá fazer até 1,6 mil atendimentos mensais. A partir desta terça-feira (21), a iniciativa recebeu reforço de profissionais por meio de parceria com a Unimed Federação de Santa Catarina. O serviço é ofertado de segunda a sexta, das 7h às 19h; os atendimentos são por ordem de chegada.
— Não é necessário baixar aplicativos, nem fazer ligação telefônica. Você acessa o site através do celular ou computador e informa os dados. Depois, é direcionado para a fila; no momento em que chega a hora do atendimento, uma janela abre e o médico fica visível, em um vídeo, e começa a comunicação com a pessoa que está sendo atendida — explica Tremea.
A plataforma utilizada é idêntica à da telemedicina ofertada para os clientes da Unimed e a teleassistência será prestada por profissionais de saúde – cooperados e credenciados – voluntários. Por isso, a oferta do serviço temporário não muda a estrutura habitual de telemedicina oferecida para os clientes da cooperativa.
Como acessar o serviço
- Acessar o site
- Informar os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, CPF, endereço, sexo e telefone
- Escolher a especialidade (clínica médica, pediatria e psicologia)
- A posição na fila do atendimento será informada na tela
- Quando chegar a vez do paciente, uma janela será aberta na qual estará o profissional para iniciar o atendimento