Com a oferta de consultas e exames oftalmológicos, iniciativas mapeiam vítimas das enchentes no RS que necessitam de óculos de grau para oferecer o serviço de forma gratuita. Oftalmologistas voluntários, óticas e ONGs unem esforços para fornecer receitas, armações e lentes para os desabrigados.
No momento de deixar suas casas ou até durante resgastes, muitas pessoas acabaram perdendo seus óculos e não têm mais acesso às receitas das lentes. Professor da Faculdade de Medicina da Feevale e oftalmologista, Pietro Azevedo alerta que a falta do uso de óculos pode resultar em complicações da saúde visual e até em acidentes domésticos.
— Sem a correção ótica acabamos fazendo um esforço maior para ver e pode acarretar dor de cabeça, dor nos olhos ou cansaço visual. A visão baixa aumenta o risco de quedas de idosos, podendo acarretar em fraturas e até morte. Pacientes com grau elevado, especialmente de miopia, se tornam incapazes sem seus óculos, seriam até considerados legalmente cegos se lentes corretivas não existissem. Agora imagina alguém míope sem seus óculos num abrigo, seria como um cego num lugar desconhecido, teria muita dificuldade até para tarefas cotidianas — explica.
Para reduzir estes impactos, iniciativas oferecem o serviço assistencial completo em abrigos. Abaixo, saiba como apoiar as ações, seja como voluntário ou com doações, e também como solicitar o serviço.
Confiras as iniciativas
Instituto Dia do Amor
Através do programa Olhar com Amor, o Instituto Dia do Amor disponibiliza consultas e exames completos com oftalmologistas voluntários e fornece a armação e as lentes do óculos de forma gratuita, com apoio de óticas parceiras. Além do serviço, a ONG se desloca até os abrigos para realizar as consultas ou fornece transporte para que a pessoa chegue até o local onde o atendimento será realizado.
Com mais de 200 inscrições até o momento, o serviço necessita de mais oftalmos voluntários e da doação de armações para a colocação das lentes. Para entrar na lista de espera pelo atendimento, basta preencher o cadastro neste link. À frente da ONG, Carla Müller ressalta que é importante que o material oriundo das doações esteja em boas condições.
Para oferecer serviço oftalmológico voluntário junto ao Instituto Dia do Amor ou ser uma ótica parceira, é preciso entrar em contato diretamente com Carla, pelo e-mail: contato@diadoamor.org ou pelo telefone (51) 51 99432-9930. As óticas De Conto, Eurovisao, Lá Vie e Willy são parceiras da ONG. Para doar armações, diretamente repassadas ao serviço, é necessário entrar em contato diretamente com as óticas.
SORIGS
A Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (SORIGS) mobilizou profissionais para oferecer o atendimento oftalmológico gratuito em abrigos de Porto Alegre e em seus consultórios próprios. Para fornecer os óculos, a instituição firmou parceria com as fabricantes de lentes Hoya e Essilor, e com as óticas gaúchas Foernges e Coliseu.
Em parceria com a Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a SORIGS recebe as demandas pelo serviço conforme levantamento dos coordenadores dos abrigos de Porto Alegre.
O Hospital Banco de Olhos São Pietro, a EssilorLuxottica, e as óticas De Conto e LaVie também apoiam a iniciativa junto à SORIGS. A parceria fornece exames de visão completo, prescrição emergencial de óculos e a doação gratuita de óculos de grau.
Óticas Carol
Em parceria com a iniciativa Juntos pela Visão, a Óticas Carol disponibiliza atendimentos oftalmológicos e fornece gratuitamente óculos de graus às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul que estão em abrigos de Canoas, na Região Metropolitana. Oftalmologistas ligados as instituições visitam os abrigos e realizam os exames nas pessoas que apresentam necessidade.
*Matéria em atualização.