A Secretaria Estadual da Saúde (SES) se reuniu nesta segunda-feira (29), com o Ministério da Saúde para definir o início da vacinação contra a dengue no Rio Grande do Sul. As 126 mil doses do imunizante Qdenga devem chegar ao território gaúcho às 13h desta terça-feira (30) e a expectativa é de que, os municípios da Região 10 - Capital e Vale do Gravataí, comecem a receber o imunizante nesta semana. No entanto, a aplicação só deve iniciar a partir de 6 de maio.
A primeira região contemplada para o recebimento do imunizante abrange Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí e Viamão. As cidades foram selecionadas pelo Ministério da Saúde. A seleção leva em conta dois critérios: municípios com população igual ou maior a 100 mil habitantes e alta transmissão da doença nos últimos dez anos. A cidade de Glorinha, na Região Metropolitana, não se enquadra ao critério populacional, mas por fazer parte da Região 10, foi incluído na lista.
A SES irá se reunir com a 1ª Coordenadoria Regional de Saúde e com os municípios contemplados para repassar orientações recebidas do Ministério da Saúde. De acordo com a coordenadora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado, Tani Ranieri, após a chegada do lote da vacina, os imunizantes serão distribuídos o mais rápido possível aos municípios. A expectativa é de que o envio ocorra entre estas quinta (2) e sexta-feira (3).
— Assim que os municípios estiverem com a vacina e orientados sobre como armazenar e registrar a dose, a aplicação deve iniciar. Esperamos que isso ocorra já na próxima semana —explicou a epidemiologista.
A orientação do governo federal é que os primeiros da fila sejam adolescentes entre 10 e 14 anos. Conforme a coordenadora, não foi possível questionar o Ministério da Saúde referente ao público alvo e nem as cidades escolhidas, já que a reunião foi realizada com representantes da área técnica do Ministério da Saúde. No entanto, o Governo do Estado vai buscar junto ao órgão a possibilidade do envio de novas doses e ampliação das regiões.
Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre informou que ainda não há previsão de quando o imunizante começará a ser aplicado na Capital. A pasta ainda aguarda orientações do Governo do Estado.